Escola de Governo

Desenvolvimento, Democracia Participativa, Direitos Humanos, Ética na Política, Valores Republicanos.

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Escola de Governo / Agenda / IV Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora

IV Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora

E-mail Imprimir PDF

Participação Social: Pilar de uma Cidade Educadora, estratégia de Educação Ambiental

Realização: Programa Carta da Terra em Ação - DEA/Umapaz (Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz) e Associação Cidade Escola Aprendiz

Empoderamento, ocupação, engajamento, direitos, deveres. Participação. Esses termos tornaram-se palavras-chave na busca do bem-estar da sociedade. Mas e você, como você ativa sua cidadania?

Chegando à sua quarta edição, o Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora traz para o centro da discussão a Participação Social como ferramenta articuladora das transformações urbanas.

Para o Programa Carta da Terra em Ação, que vê na complexidade da cidade seu maior desafio e oportunidade, é comum percebermos, naqueles que trabalham na transformação urbana, a inquietação quanto às formas de participação e o desejo em fomentá-las para que se efetivem enquanto valioso instrumento de construção de um ambiente urbano mais equilibrado e justo.

Neste encontro, nossos convidados Xixo Piragino (Escola de Governo) e Bruno Gomes (Agenda Pública) partem da institucionalização da participação social e da observação do engajamento coletivo, como formas de contribuição ativa da sociedade para a definição de políticas sociais e serviços públicos.

 

Reforçando a cidadania como prática, três movimentos exemplificam diferentes modos e graus de participação social. Tatiana Montório, mestre em Políticas Públicas pela UFABC, traz uma reflexão sobre o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Mariana Belmont, do Projeto Imargem (a confirmar), traz a arte como instrumento para intervenção e interlocução contra o isolamento de comunidades; e Regina Bortotto, do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus, conta a história de luta dessa comunidade frente às questões urbanas urgentes deste território.

Em manifestações, na arte, na luta, em reuniões ou plenárias, é na rua que se faz o uso das coisas! Venha aprofundar a discussão sobre Participação Social, criando e recriando a participação de maneira diferente em diferentes espaços.

Coordenação: Débora Pontalti e Lia Salomão

Público: aberto ao público interessado nos temas Educação Ambiental, Direito à Cidade, Cidade Educadora e Planejamento Urbano

Vagas: 150 pessoas

Dia: 23 de novembro de 2016, quarta-feira

Horário: das 8h30 às 13h

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Informações e Contato: cartadaterra@prefeitura.sp.gov.br

Inscrições: aqui

Última atualização em Sex, 11 de Novembro de 2016 13:40  

Inscrições para o curso Formação de Governantes 2017!

Venha fazer parte da 26ª turma do curso!

Clique aqui e inscreva-se!

O curso tem por objetivo trabalhar as bases para a Cidadania Ativa, aprofundar os conhecimentos acerca das Políticas Públicas e contribuir para que a/o aluna/o tenha uma visão generalista - e não especialista e parcial - da realidade política, social e econômica do Brasil. Dividido em dois módulos semestrais: “Bases para a Cidadania Ativa” (1° semestre) e “Políticas Públicas” (2° semestre). É pago, anual e oferecido às segundas e terças feiras, das 19h30 às 21h30.



ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA!

Telefones: (11)3256-6338 / (11)3257-9618

E-mail: escolagovernosp@uol.com.br

ENDEREÇO:

Edifício da Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 (sala 72), Vila Buarque, São Paulo (SP)

Veja no mapa


Importante

Sugestões para o Site
Compartilhe suas sugestões para melhorarmos o site da Escola de Governo.

Campanhas