Escola de Governo

Desenvolvimento, Democracia Participativa, Direitos Humanos, Ética na Política, Valores Republicanos.

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Escola de Governo / Artigos / Manifesto de Apoio às(aos) Estudantes do Brasil

Manifesto de Apoio às(aos) Estudantes do Brasil

E-mail Imprimir

Sabemos que as conquistas democráticas da nossa nação não vieram de forma gratuita, são resultados de resistência e coragem. As decisões tomadas por aqueles que nos representam na política, têm provado a cada dia, que a participação do povo deve ir muito além do voto creditado nas urnas. A história e o rumo dela, evidenciam que as decisões desse poder constituído e instituído traz em si, o ranço do conservadorismo, da violência, da desigualdade e da injustiça.

A Constituição Federal defende a soberania do povo brasileiro e essa soberania tão bem representada por vocês tem nos alentado e alertado. O alento é por perceber que apesar da quebra constante da nossa frágil democracia,  a juventude resiste com a cara e a coragem, e o faz de forma inteligente, diversa e respeitosa. E a alerta, segue na linha de que o poder democrático, o poder do povo, não está dado, deve ser defendido a cada dia, a cada instante, nas famílias, nas escolas, nas ruas, na mídia, enfim, em todos os espaços possíveis. O contrário disso, nos faz reféns de políticas que precarizam a vida e restringem o direito à liberdade.

Não poucas vezes ouvimos que tudo se resolve pela educação, porém, a negação do direito à uma educação de qualidade tem se firmado a cada dia nas salas superlotadas, na desvalorização dos professores e no autoritarismo.

Lutar para que se sejam instaurados inquéritos que comprovem os gastos da merenda é mais que lutar pelo direito de matar a fome do estômago. É uma luta que representa fome de justiça, fome do direito de se expressar e fome da garantia de uma escola de fato inclusiva. Nos alenta, nos surpreende e nos orgulha perceber, que um movimento que tem se firmado fora da sala de aula é mais inclusivo, mais respeitoso e mais pacífico que o aparato do governo e o sistema educacional. Trazer a voz da mulher, do estudante negro e da diversidade como um todo é fazer história!

Nesse sentido, nós da Escola de Governo, que atuamos na formação de sujeitos para a transformação da sociedade brasileira, na defesa e promoção dos direitos humanos nos vimos representados por vocês nessa luta estudantil. E é por representar tão bem a soberania do povo brasileiro que declaramos total apoio e esse exemplo de luta e resistência firmado por vocês nesses ultimos tempos.

Continuem ocupando os espaços de poder, as assembleias, as câmaras, as ruas, o poder midiático. Ocupem as salas de aulas, preencham o silêncio do autoritarismo com o grito da liberdade.

Viva a juventude, viva o povo brasileiro!

Equipe da  Escola de Governo de São Paulo

 

 

 

ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA!

Telefones: (11)3256-6338 / (11)3257-9618

E-mail: secretaria@escoladegoverno.org.br

ENDEREÇO:

Edifício da Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 (sala 72), Vila Buarque, São Paulo (SP)

Veja no mapa


Importante

Sugestões para o Site
Compartilhe suas sugestões para melhorarmos o site da Escola de Governo.

Campanhas