Escola de Governo

Desenvolvimento, Democracia Participativa, Direitos Humanos, Ética na Política, Valores Republicanos.

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Escola de Governo / Escolas Conveniadas / Florianópolis (SC)

Florianópolis - SC

E-mail Imprimir PDF

Histórico

Direção

  • Danilo Aronovich Cunha - Diretor
  • Anita Pires - Vice-Diretora
  • Darlene de Moraes Silveira

Conselho Pedagógico

  • Remy Fontana - Presidente
  • Elisabete Nunes Anderle
  • Maria das Dores Daros
  • Erni Seibel
  • Darlene de Moraes Silveira

Objetivo

A Escola de Governo é “uma entidade social sem fins lucrativos, destinada aformar dirigentes públicos e atuar como centro de elaboração de projetos de organização institucional e de políticas públicas". (art”1º do estatuto da escola).

A Escola de Governo mantém convênio com a Universidade do Estado de Santa Catarina, com a Escola de Governo de São e com a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Não é um curso de administração pública. É um curso que prepara a cidadania a intervir no processo de formulação, execução, controle e avaliação de políticas públicas. É uma escola de educação cívica. De Cidadania. De Democracia.

Com o objetivo de preparar generalistas para a direção pública, o curso se destina às pessoas que têm vocação de liderança e se propõe a levá-las a elaborar uma visão de conjunto da realidade, em cujo contexto concreto os líderes atuam.

A Escola de Governo foi criada com o objetivo de preencher uma grave lacuna em nosso sistema educacional, qual seja, a formação de pessoal habilitado a exercer as tarefas de direção política.

Não se trata de mais uma Escola de Administração Pública. O administrador público tende a ser um especialista, enquanto o dirigente deve estar apto a compreender os elementos fundamentais de qualquer área de governo, competindo-lhe a responsabilidade de decidir e definir prioridades, o que pressupõe a capacidade de julgar as questões no contexto da realidade global em que se inserem.

A Escola de Governo pretende contribuir para formação daqueles que participam, direta ou indiretamente, do funcionamento do Estado, nos níveis federal, estadual e municipal. Isto é, os que tomam as decisões, mas também os que as influenciam. No primeiro caso, trata-se dos governantes e de seus principais executivos, dos parlamentares, dos juízes, dos membros do Ministério Público e dos dirigentes das forças de segurança. No segundo caso, temos dirigentes partidários e de movimentos políticos, sindicalistas e líderes empresariais, bem como os formadores de opinião - jornalistas no sentido lato, professores e intelectuais com acesso aos meios de comunicação de massa.

Trata-se de um curso complementar e condensado, oferecido a quem tenha aptidão a exercer atividades políticas, independentemente de formação universitária.

Estrutura

O curso é conduzido de forma interdisciplinar, com a participação dos diretores da Escola e de professores convidados, tanto na área universitária quanto especialistas das esferas políticas, empresarial e técnica. Além de aulas expositivas, são previstos debates entre os alunos e entrevistas com personalidades públicas. As aulas são ministradas às 3ªs feiras, das 19 às 22:00 horas.

A Escola de Governo e Cidadania aborda os mais diversos temas em suas aulas.

Os temas são divididos em cinco módulos, são eles:
  1. Desenvolvimento, Ética e Democracia
  2. A Organização Política do Brasil
  3. Questões Econômico-Financeiras
  4. A Decisão Política e a Opinião Pública
  5. A Gestão Participativa nas Decisões Políticas Públicas
Cada módulo tem em média sete exposições temáticas semanais.

Candidatos

As vagas são preenchidas a partir da análise da ficha de inscrição, não se exigindo diploma de curso superior.

As taxas de matrícula são fixadas no início de cada ano letivo.

Diplomas e Certificados serão expedidos pela Escola e pela Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC), obedecidos critérios de avaliação e de frequência.

Professores

São profissionais com atuação nas seguintes instituições:
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Universidade de São Paulo - USP
Com eventual participação de professores de outras universidades brasileiras, personalidades políticas nacionais, estaduais e profissionais da área de Políticas Públicas.
Última atualização em Seg, 17 de Agosto de 2009 16:27  

Inscrições para o curso Formação de Governantes 2017!

Venha fazer parte da 26ª turma do curso!

Clique aqui e inscreva-se!

O curso tem por objetivo trabalhar as bases para a Cidadania Ativa, aprofundar os conhecimentos acerca das Políticas Públicas e contribuir para que a/o aluna/o tenha uma visão generalista - e não especialista e parcial - da realidade política, social e econômica do Brasil. Dividido em dois módulos semestrais: “Bases para a Cidadania Ativa” (1° semestre) e “Políticas Públicas” (2° semestre). É pago, anual e oferecido às segundas e terças feiras, das 19h30 às 21h30.



ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA!

Telefones: (11)3256-6338 / (11)3257-9618

E-mail: escolagovernosp@uol.com.br

ENDEREÇO:

Edifício da Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 (sala 72), Vila Buarque, São Paulo (SP)

Veja no mapa


Importante

Sugestões para o Site
Compartilhe suas sugestões para melhorarmos o site da Escola de Governo.

Campanhas