Escola de Governo

Desenvolvimento, Democracia Participativa, Direitos Humanos, Ética na Política, Valores Republicanos.

• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Escola de Governo / Notícias / Nota pública sobre a seleção no Curso Formação Cidadã: novas formas de acesso aos cursos da Escola de Governo

E-mail Imprimir

A Escola de Governo tem enfrentado o atual momento político e econômico do país afetada pelas mesmas dificuldades da maioria das organizações e movimentos sociais e do conjunto da população brasileira.

Temos certeza da importância de nossa instituição fundada há 25 anos por Fabio Konder Comparato, Maria Victoria Benevides e Claudineu de Mello para o fortalecimento da democracia, dos valores republicanos e do desenvolvimento social e econômico, por meio, principalmente, da formação de pessoas que contribuam na transformação social e política do País. Justamente por isso, acreditamos em seu fundamental papel nos próximos anos na conscientização e mobilização da sociedade brasileira. Para isso, temos procurado inovar buscando, com responsabilidade, manter os cursos e criar novas frentes para atender nossa missão.

Assim, reformulamos nossas estratégias de preenchimento das vagas do Curso Formação Cidadã, como mostramos a seguir:

a) O curso Formação Cidadã foi criado com a expectativa de atender pessoas de baixa renda ou em vulnerabilidade financeira e militantes de movimentos sociais. Em sua história foi sempre reconhecido como um curso de ótima qualidade, semestral, com uma aula por semana e com carga horária muito menor do que o Curso Formação de Governantes, carro-chefe da Escola, com aulas dois dias por semana;

b) O curso Formação Cidadã é gratuito para o participante, mas não é de graça, tem custos, que são subsidiados pela Escola de Governo. O curso é mantido por meio do trabalho voluntário de professores e colaboradores; os serviços administrativos e a estrutura física são disponibilizados pela Escola. E esses custos tem se mostrado um grande desafio para a Escola;

c) Entretanto, a demanda pelo ‘Formação Cidadã’ é muito alta, obrigando-nos a proceder a uma seleção, onde temos conseguido construir turmas plurais e diversas;

d) Alguns interessados que se inscrevem no Formação Cidadã tem o perfil coincidente com o do curso principal da Escola de Governo, o Formação de Governantes (“Bases para a cidadania ativa” e “Políticas Públicas”). Este curso, criado junto com a fundação da Escola, é o maior patrimônio da Escola de Governo, tendo formado inúmeras pessoas que chegaram a elevadas posições de incidência na sociedade, no mundo político e dos movimentos sociais. Ele é pago e é desenvolvido por professores renomados, que são referência em suas áreas de atuação;

e) Diante disso, tivemos a necessidade de ajustar as possibilidades de acesso aos cursos da Escola de Governo com duas medidas principais: uma ampla política de Bolsas que procura tornar mais acessível o Curso Formação de Governantes para o seu público original; e uma nova maneira de prover as vagas do Formação Cidadã, mantendo a gratuidade apenas para o grupo de maior vulnerabilidade e militância social, e oferecendo vagas também para aqueles que, tendo capacidade aquisitiva, tem interesse e poderiam investir algum recurso para cursá-lo.

Assim sendo, a Escola de Governo informa que além de 50 vagas com subsídio integral, está abrindo 40 vagas para interessados, 20 com valor subsidiado de R$ 200,00, e outras 20 vagas pelo valor correspondente ao custo real por aluno, ou seja, R$ 400,00, valores esses que cobrem o curso todo(estes valores poderão ser parcelados).

Além desta possiblidade, estamos convidando também tod@s @s candidat@s que se inscreveram para o Formação Cidadã e tem interesse no Formação de Governantes para nele se matricularem, podendo usufruir do curso com 50% de desconto na mensalidade ( seis parcelas de R$ 270,00 para o primeiro módulo). Essa oportunidade é única para essa turma de inscritos e oferecida em virtude da mudança que se fez necessária no início de 2017 nesse processo de seleção!

Desta forma acreditamos que abrimos a possibilidade a todos os que se inscreveram de ter o direito de cursar. Esperamos por tod@s os interessados com a certeza, renovada a cada formatura, de que estamos contribuindo na formação de pessoas críticas e que, em suas áreas de atuação, estimularão processos de cidadania ativa e de mudança, na perspectiva da construção de um país mais justo e solidário!

ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA!

Telefones: (11)3256-6338 / (11)3257-9618

E-mail: secretaria@escoladegoverno.org.br

ENDEREÇO:

Edifício da Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 (sala 72), Vila Buarque, São Paulo (SP)

Veja no mapa

Importante

Sugestões para o Site
Compartilhe suas sugestões para melhorarmos o site da Escola de Governo.

Campanhas